Entrar no mercado digital e começar a vender na internet diretamente para o consumidor final é tarefa complexa. Além de lidar com a concorrência, é necessária muita expertise, integração de sistemas, logística, sistemas de pagamento, entre outros. Nesse caso, não importa se você já tem um e-commerce funcionando ou não, há muitas maneiras de criar ou ampliar seu alcance e facilitar a gestão da sua loja.
Após a decisão de vender online e se vai estruturar seu e-commerce internamente ou terceirizá-lo, o próximo passo é desenhar a operação de acordo com sua estratégia de canais de venda online: B2B, B2C, ou B2E? Isso vai indicar parte das suas especificidades. Independente do formato, é possível fazer diversos tipos de projetos (ou até mesmo todos) a depender da necessidade, tamanho e maturidade digital de cada negócio - lembrando que se decidir operar no modelo de full commerce, o projeto vai ser personalizado e toda a criação, implementação e gestão da loja fica a cargo de seu parceiro.
Veja a seguir quais são os tipos de projetos possíveis para vender online:
Brand shop - B2C
Uma loja online oficial da marca. Caso ainda não possua um site de venda próprio, será programada toda a plataforma de e-commerce, a integração de sistemas e opções de meios de pagamentos para a realização das compras no mundo digital. Se a marca já possuir o e-commerce, é possível fazer migração de sistema e plataforma e/ou passar a gestão e operação do espaço para o parceiro de full commerce.
Marketplace
Estar presente nos marketplaces hoje é importante dentro de uma estratégia de venda online. Nesse caso, será feita a criação das lojas das marcas dentro dos marketplaces, toda a gestão do portfólio, assim como a precificação e integração, plugando o estoque aos grandes players do mercado (em projetos de marketplace out). Além disso, é possível fazer projetos de marketplace in, quando o e-commerce da empresa se transforma em um marketplace próprio e passa a agregar outras marcas para vender em sua loja online.
B2B
Sua empresa precisa de soluções para vender para outras empresas? Como a jornada de compra nesse modelo de negócio é diferenciada, o foco são projetos em que a plataforma de e-commerce é utilizada por varejistas e para revenda. Será criada uma página online, mas em um ambiente fechado que contemple todas as políticas comerciais praticadas pelos clientes.
B2E
Para esses projetos, vale a mesma proposta do que é feito para o B2B de criar uma loja online em um espaço fechado. O objetivo é atender os colaboradores das marcas e criar um e-commerce exclusivo para eles.
Omnichannel
Projetos que têm o objetivo de integrar os ambientes online e offline para criar uma experiência unificada de compra para o consumidor em qualquer um dos pontos de venda do cliente. Entre os serviços de união de canais é possível trabalhar com soluções de: prateleira infinita, pick up store (Clique e Retire), ship from store (uso do estoque da loja física para os pedidos online), entre outros.
Loyalty
Com o conceito do consumidor no centro, os programas de fidelidade têm ganhado cada vez mais destaque como um formato valioso para empresas recompensarem a preferência de seus clientes. Nesse caso, são criadas plataformas que funcionam como um marketplace para trocar pontos por produtos. E, da mesma forma que acontece com as brand shops, toda a operação de pedidos e entregas pode ser terceirizada.
Assim, é possível ver que há diversas opções de projetos para as marcas venderem no ambiente online. Trabalhar com um parceiro de full commerce é uma das maneiras de criar e implementar cada um deles. Nesse modelo, são essas empresas também que gerenciam toda a operação. Com armazéns próprios e transportadoras parceiras que garantem a entrega rápida dos produtos para os consumidores e a melhor experiência de compra online, há ainda um trabalho de pós-venda com equipe de SAC própria e especializada para atender cada cliente.
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