O mercado digital possui diversas possibilidades de negócios e projetos. As soluções de omnichannel, são apenas algumas delas - e têm sido cada vez mais destacadas. De acordo com uma pesquisa realizada pela All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box referente a 2020, 60% dos brasileiros passaram a consumir de forma híbrida, ou seja, utilizando espaço de compra físico e online. E isso é exatamente o que o omnichannel oferece: integração de canais. E, com isso, o omnichannel apresenta possibilidades e poder de escolha para o consumidor.
Ainda de acordo com o estudo, 40% dos consumidores consideram muito importante no omnichannel serem direcionados pela própria marca a uma loja mais próxima onde podem encontrar o item que desejam, caso não encontrem o produto no site, e 57% do público considera importante poder usar nas lojas físicas os cupons de desconto que são dados no site ou aplicativo da marca.
Outros dados que podemos destacar é que para 80% dos respondentes, a liberdade de realizar trocas ou devoluções de produtos comprados nas lojas online e físicas é importante ou muito importante.
Então, mais do que indicar o omnichannel como uma tendência, podemos dizer que ele é relevante para o seu posicionamento no mercado, uma vez que possibilita aumentar as possibilidades para o seu consumidor e, mais do que isso, deixar a decisão e poder na mão dele. Hoje, oferecer isso é investir na experiência de compra e na conveniência do seu cliente final. E isso é uma aposta que não tem como dar errado.
Veja a seguir algumas das soluções oferecidas por esse tipo de modelo de negócio:
Prateleira infinita: usado para integrar os estoques da loja física e da loja online de uma marca. Assim, um vendedor de uma loja física, por exemplo, consegue consultar o estoque do e-commerce para realizar uma venda e o consumidor que estiver comprando no e-commerce também poderá escolher o produto que, de repente, está disponível em uma loja física.
Pick up store: conhecido também como “clique e retire”, é a opção de comprar o produto no e-commerce da marca e retirar na loja física da empresa, podendo ser a mais próxima do consumidor ou no endereço que o produto está disponível, deixando essa decisão para o cliente final.
Ship From Store: uso do estoque da loja física para atender os pedidos realizados na loja online. Nessa estratégia, as lojas funcionam como pontos de estoque e as compras feitas do e-commerce vão até o consumidor diretamente desses locais ao invés de sair de um centro de distribuição.
Toten in Store: possibilidade que une algumas soluções. Com essa alternativa, é possível fazer, na loja física ou em quiosques temporários das marcas, a compra de um produto que não está no estoque (e receber em casa) ou também personalizar os itens.
Assim, é possível ver a infinidade de possibilidades que os projetos deste tipo oferecem. Buscar a diversificação dos canais de atendimento e gerar cada vez mais uma experiência fluida ao usuário é uma maneira de agregar - e muito - ao seu negócio.
COMENTÁRIOS