Sabemos que investimento em mídia é algo importante para ajudar na aquisição de tráfego para o seu site. No entanto, por vezes, parece que essa é a única estratégia para conseguir isso e queremos esclarecer que não é bem assim. Investir em mídia é importante, mas há formas de fazer e é necessário avaliar vários pontos em sua estratégia. Por isso, hoje trazemos um conteúdo em parceria com a Dyve, nossa unidade de negócio especializada em marketing digital, para explicar como não depender desse tipo de ação.
Primeiro de tudo, é importante pensar que a mídia não é a promotora do sucesso ou a culpada pelo desempenho da sua loja. É muito comum esse pensamento acontecer e quem investiu e obteve resultado - ou não -, logo crava que foi por causa da mídia. Quem não investiu e não conseguiu gerar tráfego, também não tem dúvida de que o problema foi justamente não ter colocado dinheiro nisso.
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No entanto, na prática, o cenário é diferente. Devemos pensar que, quando há investimento nesse tipo de ação, assim que ela é encerrada, o tráfego irá cair. Então é preciso que as marcas estejam realmente preparadas para essa queda - ou que tenham uma verba fixa para manter as mídias patrocinadas.
Analise sua estratégia
Outro ponto importante é que a estratégia funciona, mas não é mágica. Será necessário investir de forma consistente e frequente por no mínimo 6 meses para começar a ter retorno disso e, novamente, podemos esbarrar na verba que cada marca tem para isso.
É claro que no caso de grandes empresas, investir em mídia é diferente. Isso porque, em geral, essas companhias possuem uma verba alta para investir e já são conhecidas o suficiente para terem um bom tráfego, então uma coisa alimenta a outra.
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Agora, o mesmo não se aplica para empresas ou lojas novas, ainda não tão conhecidas do público. Mas podemos te tranquilizar ao dizer que sim, é possível não depender somente da mídia paga.
Alternativas acessíveis
Uma das maneiras de melhorar o seu tráfego orgânico é trabalhar bem com SEO (Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca) para melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de procura orgânica. Aqui, o trabalho exige constância e dedicação, mas valerá a pena e trará resultados.
Fora isso, existem ferramentas em versão gratuita e pagas em valores bastante acessíveis que também podem auxiliar nesse trabalho. É o caso, por exemplo, do SEMrush, que faz análise de palavras-chave que podem ajudar na estratégia de SEO. Outra opção são os
Planejadores de palavras-chave do Google Ads, que também são um importante apoio para encontrar os termos ideais relacionados ao seu negócio e sua empresa e ajudar na elaboração de suas campanhas.
CPA
O CPA é uma modalidade que busca converter uma ação, então só haverá cobrança quando o usuário realizar uma compra de fato. Normalmente, mídias CPA são gerenciadas por redes de afiliados, onde sua loja é divulgada em sites de cupons de desconto, blogs e outros portais em que essas redes têm parcerias. A grande vantagem é pagar apenas comissão em cima de uma venda faturada. Por exemplo: seu contrato com o parceiro tem comissão combinada de 10%. Então, se no final do mês essa rede de afiliados conseguir te trazer R$10.000 em vendas, você pagará 10% de comissão, ou seja R$1.000.
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Embora não seja uma iniciativa gratuita, com uma mídia CPA você pode ter boas margens de operação e visibilidade sem necessariamente pagar por tráfego ou impressões, apenas pela venda faturada.
Além da mídia
Focar em alternativas como as trazidas aqui é algo importante para gerar um tráfego constante para o seu site e enxergar o seu negócio de uma maneira mais completa. Lembre-se: a sua loja não vai bem só por causa da mídia paga e não vai mal por causa da ausência dela. Existem inúmeros fatores que influenciam na performance de um site.
Para saber mais sobre estratégias e maneiras de melhorar a performance do seu e-commerce, acompanhe os conteúdos da Dyve, nossa unidade de negócio, e fique por dentro de outras possibilidades do mercado.
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