A máxima de que a satisfação do consumidor deve ser considerada a principal preocupação de qualquer empresa não cai em desuso. No entanto, muita coisa mudou ao longo do tempo. Hoje, o cliente não quer apenas ter razão. Ele busca também acesso — e, de preferência, bem rápido — aos seus bens de desejo.
Assim, para atender com agilidade e suprir as necessidades do consumidor final e posicionar sua marca no mercado, a indústria já começou a entender que o caminho é investir em canais de venda online. O D2C (Direct-to-Consumer) pode ainda não significar uma grande fatia do faturamento — no Brasil, o modelo representa 5%, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, o D2C corresponde a 17% das vendas. Mas isso não é uma notícia ruim. Pelo contrário. Mostra que o potencial de crescimento é enorme e que olhar para essa área vale a pena.
No entanto, ao mesmo tempo que o modelo de negócio online pode ser vantajoso, é preciso saber dos desafios que virão pela frente. Listamos aqui três pontos que a indústria deve analisar com atenção na hora de se preparar e implementar suas operações de e-commerce.
1) Gestão da comunicação: a marca com seu e-commerce próprio tem o poder de se posicionar como deseja sem disputar espaço com outras empresas do mesmo segmento, como costuma acontecer no varejo. Por isso, é ideal um plano de comunicação claro e estruturado para que o consumidor compreenda a mensagem que a empresa quer passar a ele.
2) Integração com marketplaces é muito importante a indústria diversificar seus canais de venda, incluindo marketplaces em sua estratégia. Isso amplia a presença digital da marca e aumenta a fatia de mercado em seus segmentos de atuação.
3) Operação interna ou terceirizada: se a indústria não tem conhecimento necessário para começar a operação digital sozinha, o ideal é terceirizá-la, contratando fornecedores para cada etapa do processo ou com um parceiro full commerce, que reúne todas as especialidades necessárias e integra as etapas de ponta a ponta. Conforme a curva de aprendizado, a empresa tem duas opções: internalizar e seguir ela mesmo com a operação ou, dependendo dos resultados, continuar com a parceria.
Em um mercado cada vez mais competitivo, o D2C surge como uma opção também para obter dados que possam ajudar a desenvolver o negócio e criar oportunidades para a indústria — e a Synapcom está preparada para continuar a alavancar este movimento. Lembre-se: pode parecer um passe de mágica adquirir um produto pela internet e recebê-lo no conforto de sua casa. Mas, entre a “compra aprovada” e o “seu pedido chegou”, existem muitos processos. Escolha fortes aliados. E boas vendas!
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