A partir de 2018, a Philips entendeu que seria preciso estar no ambiente online para manter sua relevância no mercado. A transformação digital da empresa começou com a parceria da Synapcom, que desenvolveu a estratégia D2C como primeiro passo. O lançamento do e-commerce da marca aconteceu no mesmo ano com um portfólio de cuidados pessoais, produtos para a casa e acessórios para mães e bebês. Ao longo dos últimos anos, foram surgindo várias oportunidades de negócio, e hoje, a Synapcom opera o grande ecossistema de canais digitais da Philips no Brasil e outros países da América Latina.
Philips B2C
O crescimento da loja online fez com que a marca ampliasse a variedade de produtos, apostando na oferta de novas linhas no catálogo no formato marketplace in com itens Philips Walitta, como a Airfryer, marca licenciada pela Polishop; e a linha de iluminação inteligente Philips HUE, licenciada pela Signify, líder mundial nesse segmento. Além disso, a Philips começou a investir na estratégia de marketplace out — atualmente, a marca está em mais de 20 marketplaces, como Mercado Livre, B2W e Polishop —, que hoje representa a maior parte do faturamento B2C.
Essa aproximação com o consumidor final estimulou a Philips desenvolver outros projetos e atravessar as fronteiras para oferecer a mesma estratégia para outros países da América Latina.
Projeto Aluga Philips
Em 2019, partindo de uma ideia de colaboradores da Philips, nasce o Aluga Philips: uma plataforma digital onde o consumidor pode alugar alguns dos produtos por até uma semana e pode retirar em uma loja autorizada ou recebê-los em casa.
Essa foi a solução encontrada para gerar experimentação de itens com ticket médio mais alto, como o robô aspirador, a máquina de macarrão e o extrator de leite elétrico. O projeto operou em MVP por um ano com três pontos de retirada em São Paulo e Curitiba e, em janeiro de 2021, deve voltar nas duas cidades e mais a região do ABC com 50 pontos de retirada.
Philips B2B
Mais um projeto lançado que alavancou em vendas durante 2020 foi Philips B2B. Essa plataforma de vendas online foi desenvolvida com foco nos pequenos e médios varejistas de todo o País, que desejam comprar os produtos para revenda, mas não em grandes quantidades. Com a pandemia e as restrições de locomoção, a plataforma cresceu e superou a meta para o ano todo, consolidando a loja online como uma ponte com varejistas de todo o Brasil.
Principais resultados alcançados pelo projeto
B2C
- Crescimento 2018-out/2020: 192% YoY
- Marketplace como principal canal de vendas da marca.
Aluga Philips
- Com o sucesso do projeto, saiu de MVP para ser implementado em maior escala.
- Mesmo sem investimento de mídia, no período entre os meses de julho e outubro de 2019, a plataforma alcançou cerca de 45 mil usuários e 50 mil sessões.
- Vale destacar também o interesse por produtos de uso sazonal, como o extrator de leite, que liderou o volume de locações no período de julho de 2019 a junho deste ano.
B2B
Antes de fechar 2020, a plataforma já atingiu o dobro da meta prevista para o ano.
Expansão América Latina
Por último, destacamos a expansão da marca na América Latina. Os excelentes resultados da operação no Brasil estimularam a companhia a ampliar a transformação digital em países vizinhos.
Em março deste ano, foi lançado o e-commerce da Philips no Chile, numa parceria entre EcommSur e a Synapcom. Já no primeiro mês, a loja superou a meta estipulada, consolidando a estratégia. Para 2021, a Philips planeja aumentar ainda mais operação lançando seu e-commerce no México e na Argentina.
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