O prazo de entrega e o valor do frete de produtos comprados online são importantíssimos — e fundamentais para muita gente considerar ótima a experiência de um e-commerce. Atualmente, com os novos hábitos de consumo e com clientes cada vez mais acostumados a fazer compras pela internet, a questão é primordial.
Então, mais do que ser capaz de oferecer tal benefício, é importante que as marcas avaliem o melhor momento para fazer uma ação como essa, lembrando que o objetivo é deixar o consumidor satisfeito e alavancar as vendas sem trazer prejuízos às empresas.
Veja a seguir 5 estratégias para ter um bom retorno usando o frete grátis:
- Faça os cálculos corretos - Uma dica básica, mas bastante importante é lembrar que a meta é incentivar a compra já que a entrega será gratuita. Então, se a sua marca estabelece que vendas a partir de R$ 99 serão com frete grátis, mas o ticket médio é R$ 150, você está dando o frete sem estimular o aumento do carrinho. Aqui, é interessante estudar o seu ticket médio e trazer o frete grátis acima desse valor, combinando com um upsell de produto, oferecendo um item mais completo ou da mesma categoria com qualidade superior ao que o cliente selecionou.
- Reative consumidores - Oferecer frete grátis para um cliente inativo ou que você está prestes a perder pode ser uma maneira de reaproximação. Nesse caso, a estratégia é agir apenas com essa base, sem ofertar o benefício para todos, focando no potencial retorno desse comprador.
- Valorize os clientes fiéis - Desenvolva um programa para clientes VIPs de alta recorrência de compra e ticket médio acima da média dos demais consumidores. Nesse caso, o benefício pode ser válido até por um período maior, como um ano, por exemplo, como parte de um programa de valorização desse comprador - em que a marca também colherá resultados.
- Dê de presente - Usar como estratégia o frete grátis no aniversário dos consumidores é uma boa maneira de incentivar a compra. Nesse caso, a oportunidade fica disponível para um mês inteiro e pode trazer retornos interessantes.
- Estude as regiões - É possível calcular o seu custo médio de frete por estado de acordo com o seu volume de vendas para aquela localidade. Assim, você pode viabilizar frete grátis em estados ou cidades com maior participação no total das suas vendas sem se tornar uma ação onerosa.
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